sexta-feira, 26 de junho de 2015

Papo de Mulher

Postado por Little Lovato às 16:02

Meu Corpo, Minhas Regras

Queria começar falando de uma música. Acho que com certeza você já ouviu ou viu o clip Pretty Hurts da Beyoncé (se não, tem o link aqui) e eu vou usar o início da música para representar o que irei falar a seguir.

"Miss, a sua primeira perguntaQual é a sua aspiração na vida?Oh minha aspiração na vidaÉ ser feliz
Mamãe disse 'você é uma garota linda'O que você tem na cabeça não importaPenteie o seu cabelo, corrija os seus dentesO que você veste é tudo o que importa "

Além de ser um protesto alto e claro contra a pressão que há nas mulheres (não somente com elas, eu sei, mas em maior parte) para serem perfeitas, me toca de uma forma muito pessoal.
Minha pré-adolescência foi um período muito difícil. Eu queria ter ouvido um “você não precisa mudar quem você é se não quiser” ou invés de “se quer ser bonita tem que sofrer” “Estude ao invés de passar batom” “Você é uma criança não uma Miss Universo” e eu não queria ser uma! Eu queria brincar de Barbie não ser uma Barbie
Eu tentava atender a expectativas que não eram minhas, e não me faziam bem. Eu não podia sair de casa sem maquiagem e já cheguei aos 40/41 kg. Até ano passado eu fazia isso. Hoje eu posso dizer que estou melhor, mas não sou perfeita. Apenas sei que sou o que sou e não posso mudar isso.
E o que eu sou? Sou uma menina de 15 anos que prefere passar a noite fazendo dever de casa e ir dormir as 22:00 (22:30, 23:00 por ai) sabendo que no dia seguinte terei que acordar as 5:00 se eu me arrumar rápido ou invés de virar a noite em “baladas”. Sou a menina que chora se tirar oito em matemática e nunca pôs uma gota de bebida alcoólica na boca. Sou uma menina que tenta dar orgulho a mãe e não ser mãe.
Eu tenho uma prima pequena (que é tipo meu tudo) e ela nasceu com hérnia no umbigo. Ele era bem grande e para fora, só caiu aos 6 meses, mais ou menos. Graças a Deus, a doença recuou ou não avançou, não tenho certeza mas a questão é que ela não precisou operar e a mãe decidiu que não colocaria a filha em uma cirurgia apenas por estética.
Há alguns anos, eu estava com ela antes de sua primeira apresentação de balé e ela tinha que usar uma roupa daquelas de dança no ventre. Ela não quis usar a blusa (não sei se tem um nome, mas é tipo um cropped, sabe?) pois mostraria seu umbigo e ela tinha vergonha. Uma criança de TRÊS ANOS com vergonha do próprio corpo! Gente!
A sociedade faz questão de cobrar beleza ao invés de inteligência. Corpo ao invés de cérebro. Tá, tudo bem, nem todos nascem com inclinação para o lado intelectual (ou o que ignorantemente chamam de inteligência) mas nem todos nascemos resplandecendo da beleza que é imposto como padrão.
Essa atitude é reverenciada e desejada:
 (eu AMO a Jennifer Lawrence, okay? Só a usei como exemplo pois ela é uma puta loira de olhos azuis linda para c*****) enquanto essa é discriminada :

Really, guys? Sei que nesse momento você que está lendo deve estar pensando “nossa, essa garota deve ser uma nerd espinhenta sem peito e sem bunda e sem nada para fazer.” Não é? . Mas não sou. Bom, tenho espinhas pois sou adolescente apaixonada por coisas gordurosas e estudo mais do que as pessoas no geral fazem pois tenho uma mania (e obrigação) querer estar sempre acima da média da escola, mas isso é assunto para outro post.
Sim, concordo que a mulher não só pode como deve explorar sua sensualidade mas, como disse a SENSUALIDADE não a vulgaridade. Gente, há um oceano de diferença entre isso:



E isso:



(Que fique claro que não tenho nada contra a Miley, a respeito como artista e as mulheres bom, não as conheço, só peguei foto no google então tenho o que sobre elas)
A pessoa age como puta, se veste como puta e depois quer vir pedir para ser tratada como mulher? Por favor (fiz questão de colocar uma americana e uma brasileira em cada exemplo para ser justa).
Antigamente, as mulheres mais gordinhas eram as mais cobiçadas pois significava que sua família tinha condições financeiras boas e era saudável, podendo assim gerar saudáveis herdeiros. Hoje, a mulher pouco mais cheinha considerada desleixada e doente (tipo diabete, colesterol alto, hipertensão arterial) –mas também, não se pode ignorar que o tipo de alimentação daquela época e atualmente é bem diferente.

Por um acaso comer mais ou menos faz de alguém diferente dos demais?


Mas, quero chegar nessa questão: Até que ponto a aparência transgrede a personalidade da pessoa? Por que isso é feio (foto 1) e isso é bonito (foto 2)?
FOTO 1
FOTO 2

Nós, mulheres, já passamos tanto tempo nos preocupando com cabelo, maquiagem, roupa, família estudos e/ou emprego. Temos mesmo que pensar a cada segundo se estamos "bonitas", com medo de comer e não caber naquele vestido que dizem te deixar linda?
Acho que está na hora de começarmos a olhar para os lados e repensar nossos valores. Deveríamos dar Graças a Deus por termos um corpo e não maltrata-lo. Acredite, você é linda do jeito que é, mas a única pessoa que tem que aceitar isso é você.
Se quiser falar comigo chame no twitter @IAmLittleLovato

 

Little Fans ♥ Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos